quinta-feira, 20 de maio de 2010

Nem Detroit, Nem Xangai, Aqui é o lugar!

por Márcio Pires

Acadêmico Tecnólogo em Processos Gerenciais - FAQI


Nem Detroit, Nem Xangai, Aqui é o lugar!

A mudança no cenário dos ícones da indústria automobilística americana, tem um peso mais do que simbólico. São sinais de uma grande mudança no jogo de forças da indústria automobilística global. Os Estados Unidos, líder mundial da produção de carros por décadas, já perderam o posto para China. Este ano, pela primeira vez, o Brasil desbancou os americanos e a produção de carros superou a dos Estados Unidos. Em 2009, mais de 2 milhões e 500 mil veículos foram fabricados no país, fazendo do Brasil o quinto maior produtor de automóveis do mundo.

Esse novo cenário só foi possível devido crise econômica que assolou o mundo e estabeleceu uma nova ordem econômica, nesse cenário desponta Gravataí, isso mesmo, a aldeia dos anjos emerge e se coloca ao centro do mapa dos automóveis. Ainda lembro-me de junho de 2000, estava presente na cerimônia de inauguração do maior complexo automotivo do mundo, recordo da grandiosidade daquele momento, e hoje Gravataí decola para se tornar a cidade do automóvel, afinal aqui está situada o maior complexo automobilístico do mundo.

Estamos vivendo uma era pós Detroit, a mega cidade cedeu espaço e foi desbancada por nós, Gravataí hoje é a capital brasileira do automóvel, e assim sendo devemos tomar nosso espaço tocando para frente um grande movimento para consolidar essa conquista, e para isso é fundamental investimento na área de educação tecnológica para também sermos ícones no setor motomacânico, com tecnologia de ponta, reciclagem de sucata veicular, formação qualificada em design e inovação, sistema de navegação, pintura e transformação de motores.

São apenas exemplos de como ainda podemos nos desenvolver, mas sem duvida nenhuma mantendo nossa característica principal, uma cidade hospitaleira e acolhedora, de gente afetuosa e trabalhadora, cercada de encantos naturais, mas em pleno desenvolvimento e crescimento, o 4º maior PIB do Rio Grande do Sul, a cidade do maior complexo automotivo do mundo, agora também é a capital brasileira do automóvel e quem sabe em pouco tempo a capital mundial?.

J á desbancamos os gringos, e o jogo entre as fabricantes é feroz, agora é manter nossa posição e conquistar reconhecimento internacional em nossas ações de sustentabilidade para um mundo melhor, mas sem esquecer, nem Detroit nem Xangai, para quem gosta de carros, aqui é o lugar! .

1 comentários:

Igor Paes,  24 de maio de 2010 às 14:06  

Buenas comp@s..

Foi impressão minha ou o companheiro é a favor da GM?
Não que eu seja contra, mas não podemos esquecer todos os malefícios que esta Multinacinal nos trouxe. Acho que devemos sim salientar as "coisas boas" que a GM nos trouxe, mas pode ter certeza que há muitas coisas ruins tb.
E não esquecemos, eles estão isentos de impostos aqui no RS.

Saudações..

Igor Paes

Postar um comentário

Comunica-te, queremos tua opinião!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO