terça-feira, 11 de agosto de 2009

11 de agosto - Dia dos Estudantes


Hoje foi instituído Dia dos Estudantes, e gostaríamos de externalizar aqui nossa luta na JPT em favor de um ensino de qualidade.
Aproveitando o gancho da situação caótica em que o estado esta submetido, é bom lembrar das escolas de latão da Governadora Yeda, e das Escolas Itinerantes que foram fechadas no RS. Um verdadeiro desrespeito aos estudantes e aos educadores populares que faziam um belo trabalho nos assentamentos do MST.
Além de tudo isso, acho que os estudantes de um modo geral, merecem respeito. A enturmação do Ensino Médio da Governadora, por exemplo, é o cúmulo do absurdo que já inventaram para superlotar turmas e tornar o trabalho pedagógico num fazer quase impossível.
Lembramos aqui também, da luta de milhares de estudantes perseguidos e mortos durante a ditadura militar, além dos que até hoje trazem consigo uma história de luta e resistência ao projeto neoliberal de caças à bruxas dos governos militares.
Hoje sem governo militar, milhares de jovens continuam na peleia por entender que merecemos justiça e dignidade social, principalmente nos espaços em que a ideologia capitalista vigente atua de forma sutil e sorrateira.
Os estudantes não merecem um dia apenas, mas todos os dias, pois a educação é sem dúvida, o melhor caminho. Não podemos deixar de fazer referência também, à todos aqueles jovens que não são estudantes, pois de alguma forma ficaram de fora do processo educativo, seja por falta de condições de se manter, seja por ser mais uma vítima dos engodos pedagógicos que evadem milhares de crianças e jovens do sistema de ensino.

2 comentários:

Igor Paes,  12 de agosto de 2009 às 09:53  

Isso ai gurizada..também não podmeos esquecer o que esse desgoverno fez com a nossa UERGS, sucateu a única universiadade estadual, assim como ela fez com as escolas públicas. Que esse e todos os outros sejam de muita luta por tudo aquilo que passamos e sofremos dentro e fora da sala de aula!

Saudações PeTistas e Juvenis

Igor Paes

Anônimo,  12 de agosto de 2009 às 11:57  

Já não sou jovem há tempos, no entanto ouso dizer que a transformação passa pelos movimentos populares e sociais e...a juventude!
No que se refere a qualidade do ensino público estadual e ao sucateamento da Uergs, bem lembrado pelo Igor, dá pra entender né?! Quanto menos se sabe, menos se compreende, mais submissos nos tornamos, mais manipuláveis pelos chamados 'formadores de opinião'.
Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós!
Rose

Postar um comentário

Comunica-te, queremos tua opinião!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO