segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Consolidação do Fórum de Gestores de Juventude


Por Ingrid Wink - Secretária de Juventude do PT de Gravataí

No dia 6 de agosto foi realizada na sede da FAMURS, uma atividade em continuidade com o Forum de Gestores de Juventude, onde aprovou-se o seu Regimento e esse novo espaço foi criado.
Estavam presentes de Gravataí, 4 jovens que puderam acompanhar os trabalhos desta última quinta-feira.
Na plateia, diversos jovens representantes principalmente do poder executivo, ainda que houvessem mais instâncias presentes. O que não pude deixar de registrar, foi a observação que fiz acerca de diferenciados projetos de sociedade. Começando pelo mais chamativo: o incentivo às políticas públicas de juventude continua na mesma quando o assunto é gênero. Com muito esforço, acredito que a plateia feminina beirava os 25% da totalidade. O mais interessante, é que a diferença nos projetos políticos são enormes. Visualmente, a maioria das mulheres que estavam lá eram de partidos de esquerda. Os jovens de direita estavam bem representados nas figuras masculinas. Além disso, nao poderia deixar de fazer um comentário sobre um ato simbólico na rotina do jovem de direita: um dos mediadores desse dia, em pleno microfone, mesmo com a Deputada Manoela D´ávila no palco, fez questão de fazer referências à duas meninas que tiveram que ir até a frente do palco. No bom português, as meninas receberam sutis "cantadas" e uma delas foi convidada a ficar ali, ajudando o mediador como sua "assistente de palco"...
Isso não é o mais importante desse encontro, mas precisa ser dito, pelo simples fato do simbolismo que carrega consigo. A juventude é nossa bandeira sim, mas qual juventude? A juventude dos "DEM" ou a juventude do "PSDB" não passam de reles manutenção às mais preconceituosas formas de vida social. Isso que não estou nem me referindo ao projeto maior de sociedade, que envolvem grandes proteções a mega empresários e coisas desse tipo.
E por falar em projetos de sociedade, foi nos apresentado um power point interessantíssimo da Secretaria Estadual de Educação. Quem estava lá, viu. Era muito legal. A SEC tem belíssimos projetos em parcerias com grandes empresas, além de incentivar jovens ao ofício de parlamentar e embaixador. Projetos que de fato dialogam muito com a juventude de periferia como a de Gravataí, por exemplo... Nossa, contando ninguém acredita... mas foi a coisa mais trágica que já vi. Nessas horas é que se percebe bem de que lado se esta. O lado dos trabalhadores e dos empresários fica muito evidente num evento tipo este.
Luta de classes à parte, o Forum termina com resultados positivos. A Deputada Manoela D´avila fez uma boa explanação sobre juventude, e a aprovação do regimento encerra com uma companheira de São Leopoldo junto ao campo de direção do nascente Forum.
Para encerrar, faço questão de registrar o que mais uma vez me enche de esperança de continuar lutando... a certeza de estar do lado certo da disputa.

1 comentários:

Igor Paes,  12 de agosto de 2009 às 09:46  

É Fifi..foi duro de ver o representante da SEC dizendo que tem parceria com a Oi, uma das maiores empresa de telefonia que comprou a privatiza CRT! É um absurdo..mas em fim, a luta continua e temos que ocupar todos os espaços possíveis para travar a batalha contra a burguesia.

Saudações PeTistas e Juvenis!

Igor Paes

Postar um comentário

Comunica-te, queremos tua opinião!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO