quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Gravidez na adolescência cai 30,6%, em dez anos


Dados do Ministério da Saúde (MS) atestam a eficácia das políticas contraceptivas e de planejamento familiar na redução da gravidez de menores. Em dez anos, o ministério registra uma redução de 30,6% no número de partos entre adolescentes de 10 a 19 anos realizados na rede pública do país.Dos 600,72 mil nascimentos de bebês de adolescentes em 1998, caímos em 2008, para 485,64 mil. A redução é observada principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo análise do MS, a diminuição se deve ao acesso por parte dos jovens brasileiras às políticas de prevenção e orientação sexual.Ano passado, o MS bateu um recorde mundial ao gastar cerca de R$ 1 bilhão em compra de preservativos masculinos. Distribuídos gratuitamente ao lado de outros métodos contraceptivos, os jovens podem apanhá-los em todos os postos de saúde. Outro avanço importante e que contribuiu para a redução do número de partos de adolescentes foi a ampliação do atendimento das equipes de Saúde da Família, responsáveis pelo planejamento familiar nas capitais e cidades do interior.Elas levam informações sobre saúde sexual, e atingiram um índice de cobertura de 15,7% do território nacional em 2000, assistindo a 49% da população. Entre 2000 e 2008, o número de equipes no país saltou de 7,6 mil para 29,7 mil.
Cadernetas de Saúde para meninos e meninas.
Segundo, Thereza de Lamare, coordenadora da área de Saúde do Adolescente e do Jovem do MS "um dos grandes desafios nessa área é educar e orientar o jovem". Além das iniciativas acima enumeradas, também devem ser levadas em conta, principalmente os programas Saúde nas Escolas, e Prevenção e Saúde nas Escolas.O MS programa também, até o próximo mês, distribuir cerca de quatro milhões de Cadernetas de Saúde do Adolescente em 433 municípios. Elas tem 50 páginas voltadas à saúde sexual e reprodutiva e com informações específicas sobre as transformações nesta fase da vida.A Caderneta, em versões distintas para homens e mulheres, e que vão ficar com os próprios adolescentes servirá, também, para o acompanhamento da saúde dos jovens entre 10 e 16 anos, pelos profissionais da área.
Acesse a Caderneta de Saúde do Adolescente:
Meninas:
Meninos:

3 comentários:

Anônimo,  31 de janeiro de 2010 às 10:56  

Muito interessante. A gravidez na adolescência SEMPRE é um prejuízo afetivo, social e familiar, pela minha experiência profissional .
Poste este comentário, inclusive com a cartilha anexa em seu BLOG. Daria visibilidde a temática, já que varios adolescentes(10 a 19 anos) de Gravataí lhe acompanham, inclusive meus filhos!

Um abraço.

Anônimo,  11 de junho de 2010 às 13:11  

hola! Eu realmente gostei deste blog

soft cialis 21 de junho de 2010 às 19:56  

the only way to achieve pregnancy prevention in young people is to avoid reporting methods such as the use of condoms. as the main method to prevent pregnancy

Postar um comentário

Comunica-te, queremos tua opinião!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO