sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A revolução cubana iniciou-se através da juventude


TEXTO ENVIADO POR SEBASTIÃO MEDEIROS

Cuba, que até 1809, havia sido colônia espanhola, sempre foi vista pelos Estados Unidos como uma boa fonte de renda. Quando os cubanos começaram a se organizar para combater os espanhóis, um navio norte-americano ancorado em Havana, misteriosamente explodiu. Devido ao fato os EUA, oportunamente iniciaram um a guerra contra as forças espanholas, que receberá a culpa pelo ocorrido. Derrotados, os espanhóis tiveram que se retirar de Cuba e os EUA declararam a suposta independência da ilha, que permaneceu subordinada comercialmente aos EUA.
Tudo que era produzido em Cuba só podia ser exportado a preços baixíssimos, aos EUA. A pesar de o governo Fugencio Batista, ser um ditador comunista, a partir do momento que começara os boatos sobre uma possível revolução por volta de 1953 ele também passou a ser apoiado pelo EUA.
Foi com juventude cubana que iniciou a revolução através dos movimentos estudantis, juntando-se aos operários para obter mais força. As primeiras ações sentidas foram os ataques e tentativas de tomadas dos quartéis em 26 de julho de 1953. A ação conjunta fracassou, resultando na morte e prisões de vários combatentes, em sua maioria eram jovens estudantes, entre eles foi preso Fidel Castro recém formado em advocacia. A partir daí outros movimentos de revolta isolados foram tentados, mas só a partir da libertação de Fidel Castro, quando foi exilado no México, a partir daí os contatos com os demais exilados fundaram o movimento de nome Movimento Revolucionário 26 de julho (M-26-7). Através desse movimento começam as articulações entre os exilados para possível tomada de Cuba.
Em 25 de novembro de 1956, o Iate Granma inicia a viagem com 82 tripulantes, chegando em Cuba em 02 de dezembro em Los Cayelos, assim que foi constatada a presenças dos revolucionários iniciou a perseguição. Dos 82 homens apenas 12 sobreviveram.
Em abril de 1957, Che Guevara, para conseguir estender os contatos organizou com os habitantes das montanhas uma relação de devoção e de confiança nos revolucionários.Os sofridos e sinceros habitantes da Serra Maestra, precisava saber a importância do papel que desempenha a nossa ideologia revolucionaria.
Che Guevara começou a alfabetizar os revolucionários alem de organizar grupos de estudos que abordava temas diversificados, como a própria historia de Cuba e as características do exercito e a importância das lutas revolucionarias.
No dia 1 º de janeiro de 1959, o ditador Fugencio Batista foi obrigado a deixar Cubar e se exilar em São Domingos (Portugal), sendo assim a partir daí Cuba se tornando um pais socialista, sendo o único. Onde o governo é o exemplo na educação e na saúde. Podemos até criticarmos o governo de Cuba mas ao mesmo tempo devemos expiramos nos fatores mais importantes de um nação, que são a saúde e educação.
Como vimos no inicio da revolução de Cuba ocorreu com os jovens estudantes, sendo assim como herança dar prioridade à educação, onde Che Guevara em seu discurso recomenda precisamos estudar e estudar pesado. Nos não devemos dizer, que eu fico cansado, que não há óculos, que eu não enxergo, que as crianças não me deixam dormir, todas essas coisas não justificam precisamos estudar por todos os meios.
Já estamos passando de 50 anos, com varias contradições mesmo assim esse país nos serve como referencia para reflexão.

Sebastião Medeiros
É professor de história

0 comentários:

Postar um comentário

Comunica-te, queremos tua opinião!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO