Otimismo e ousadia
Estas duas palavras resumem a atividade de formação política chamada pela juventude do PT de Gravataí, que foi aberta a quem quisesse participar.
Foi um sábado de muitas emoções, onde os participantes da formação puderam expressar-se da forma como sentiam vontade.
Quem trabalhou expondo a história, políticas e problemáticas da luta LGBT, foi o estudante de pedagogia e militante da causa, Thiago Lopes.
Muitas falas foram feitas no sentido de que não há mais espaço para tanta desumanidade entre as pessoas, e que a necessidade de liberdade e felicidade já não cabe mais nos falsos moralismos que somos surpreendidos todos os dias. É preciso quebrar a cadeia do desamor entre pais e filhos (as), mães e filhos (as), professores, professoras, alunos, cidadãos, e pessoas de forma geral, que se veem muitas vezes obrigados a enquadrar-se em uma moral que não dá espaço para a diversidade e até mesmo alguns direitos civis. Boas falas foram feitas sobre este aspecto, onde hoje é permitido que pessoas do mesmo sexo façam contrato de união estável no cartório, o grande porém esta na conotação mercadológica a que isso obedece. Mais parece uma forma de "amenizar" a essência da questão, e como bem disse um amigo nosso, "eu não quero fazer um contrato, eu quero casar no civil".
Otimismo, porque o debate foi qualificado e conseguimos trazer a tona uma pauta que passa pela vida de qualquer ser humano: sexualidade. E com isso, estabelecemos mais um espaço de diálogo e respeito entre os sujeitos.
Ousadia, porque infelizmente mesmo com lutas incansáveis de determinadas entidades, órgãos e pessoas, ainda é um tema mitificado, e às vezes passado como tabu. Verbalizar seu mundo humaniza. E nesta tarde de sábado, independentemente da sexualidade de cada um, verbalizamos nosso mundo, e mais do que isso, tivemos mais certeza de que ser feliz, livre e ter o direito ao amor, é essencial.
7 comentários:
'Y dale alegria, alegria a mi corazon'
que bom ver o pessoal dialogando a sexualidade
de todos e de cada um, é libertador!
imperdível ver o Bordignon passando o pratão de pipoca e a Fifi falando, batendo uma mão na outra veementemente e o Ataídes lá atrás...lendo o jornal!
parabéns!!
rose
Quem vê as fotos vai pensar que eu não tava lá!!! Na verdade eu era o fotógrafo!!! Muito boa a formação! Esclarecedor para muitos... Que bom que a nossa juventude trouxe esse tema para o debate... Todos nós estamos de parabéns, pricipalmente o Thiago. Abraço.
Sensacional, essa é a palavra que encontrei para definir a formação LGBT, com essa inedita iniciativa mostramos a tod@s o quanto a juventude esta aberta para todo tipo de debate.
E que venham os proximos!!!
Parabéns à tod@s!!!
ahahahahah, não tinha me dado conta do pratão de pipoca, mas o Ataídes lendo um jornal bem belo eu já tinha visto! ehhehehe Muitos momentos, muitas emoções... ehehehehh
Pessoas.
Foi um enorme prazer construir com vocês novos conhecimentos sobre as questões LGBT. Este dia estava muito especial e agradeço a todos e todas pela participação efetiva na atividade. Nosso debate foi muito bom, em que foi exposto muitos pontos de vista e outras leituras. Fico no aguardo de outras atividades e outras temáticas quão importante essa. Gostaria de agradecer em especial a Ingrid (Fifi), pela lembrança e convite e também ao Leandro por todo esforço e respeito que tem mostrado pelo Movimento.
Muito Obrigado!!!!!!!
Mil bjus...Thiago
O meu comentário aqui será de expressar o desejo de ter estado aí com vocês, meus amigos do coração. Quanta coisa boa e esclarecedora acontecendo na e por causa da juventude petista. O exercício de refletir sobre o que, em que e como vivemos é muito mais produtivo quando se faz junto.
Mas em breve estarei aí pra crescer junto com vcs...
Beijão, Thais.
Tava bom demais mesmo! Fizemos debates muito interessantes. Essa atividade me fez admirar mais ainda a nossa juventude, que está sempre se movimentando para proporcionar uma vida mais tranquila e feliz! E, é claro, me suscitou a vontade de continuar para trazer esse sentimento de prazer pra mais pessoas.
Kisses, até a próxima.
Bruna Junges
Postar um comentário
Comunica-te, queremos tua opinião!