segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Otimismo e ousadia






Estas duas palavras resumem a atividade de formação política chamada pela juventude do PT de Gravataí, que foi aberta a quem quisesse participar.

Foi um sábado de muitas emoções, onde os participantes da formação puderam expressar-se da forma como sentiam vontade.

Quem trabalhou expondo a história, políticas e problemáticas da luta LGBT, foi o estudante de pedagogia e militante da causa, Thiago Lopes.

Muitas falas foram feitas no sentido de que não há mais espaço para tanta desumanidade entre as pessoas, e que a necessidade de liberdade e felicidade já não cabe mais nos falsos moralismos que somos surpreendidos todos os dias. É preciso quebrar a cadeia do desamor entre pais e filhos (as), mães e filhos (as), professores, professoras, alunos, cidadãos, e pessoas de forma geral, que se veem muitas vezes obrigados a enquadrar-se em uma moral que não dá espaço para a diversidade e até mesmo alguns direitos civis. Boas falas foram feitas sobre este aspecto, onde hoje é permitido que pessoas do mesmo sexo façam contrato de união estável no cartório, o grande porém esta na conotação mercadológica a que isso obedece. Mais parece uma forma de "amenizar" a essência da questão, e como bem disse um amigo nosso, "eu não quero fazer um contrato, eu quero casar no civil".

Otimismo, porque o debate foi qualificado e conseguimos trazer a tona uma pauta que passa pela vida de qualquer ser humano: sexualidade. E com isso, estabelecemos mais um espaço de diálogo e respeito entre os sujeitos.

Ousadia, porque infelizmente mesmo com lutas incansáveis de determinadas entidades, órgãos e pessoas, ainda é um tema mitificado, e às vezes passado como tabu. Verbalizar seu mundo humaniza. E nesta tarde de sábado, independentemente da sexualidade de cada um, verbalizamos nosso mundo, e mais do que isso, tivemos mais certeza de que ser feliz, livre e ter o direito ao amor, é essencial.

7 comentários:

Anônimo,  20 de outubro de 2009 às 04:59  

'Y dale alegria, alegria a mi corazon'

que bom ver o pessoal dialogando a sexualidade
de todos e de cada um, é libertador!
imperdível ver o Bordignon passando o pratão de pipoca e a Fifi falando, batendo uma mão na outra veementemente e o Ataídes lá atrás...lendo o jornal!
parabéns!!

rose

Leandro Consoni 20 de outubro de 2009 às 08:00  

Quem vê as fotos vai pensar que eu não tava lá!!! Na verdade eu era o fotógrafo!!! Muito boa a formação! Esclarecedor para muitos... Que bom que a nossa juventude trouxe esse tema para o debate... Todos nós estamos de parabéns, pricipalmente o Thiago. Abraço.

Luis Felipe 20 de outubro de 2009 às 08:29  

Sensacional, essa é a palavra que encontrei para definir a formação LGBT, com essa inedita iniciativa mostramos a tod@s o quanto a juventude esta aberta para todo tipo de debate.
E que venham os proximos!!!
Parabéns à tod@s!!!

Fifi 21 de outubro de 2009 às 06:36  

ahahahahah, não tinha me dado conta do pratão de pipoca, mas o Ataídes lendo um jornal bem belo eu já tinha visto! ehhehehe Muitos momentos, muitas emoções... ehehehehh

Thiago Lopes 21 de outubro de 2009 às 12:29  

Pessoas.
Foi um enorme prazer construir com vocês novos conhecimentos sobre as questões LGBT. Este dia estava muito especial e agradeço a todos e todas pela participação efetiva na atividade. Nosso debate foi muito bom, em que foi exposto muitos pontos de vista e outras leituras. Fico no aguardo de outras atividades e outras temáticas quão importante essa. Gostaria de agradecer em especial a Ingrid (Fifi), pela lembrança e convite e também ao Leandro por todo esforço e respeito que tem mostrado pelo Movimento.
Muito Obrigado!!!!!!!
Mil bjus...Thiago

Anônimo,  21 de outubro de 2009 às 20:57  

O meu comentário aqui será de expressar o desejo de ter estado aí com vocês, meus amigos do coração. Quanta coisa boa e esclarecedora acontecendo na e por causa da juventude petista. O exercício de refletir sobre o que, em que e como vivemos é muito mais produtivo quando se faz junto.

Mas em breve estarei aí pra crescer junto com vcs...
Beijão, Thais.

Anônimo,  25 de outubro de 2009 às 16:54  

Tava bom demais mesmo! Fizemos debates muito interessantes. Essa atividade me fez admirar mais ainda a nossa juventude, que está sempre se movimentando para proporcionar uma vida mais tranquila e feliz! E, é claro, me suscitou a vontade de continuar para trazer esse sentimento de prazer pra mais pessoas.
Kisses, até a próxima.
Bruna Junges

Postar um comentário

Comunica-te, queremos tua opinião!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO