terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

4º Congresso do PT lança companheira Dilma Rousseff.

PT anuncia Dilma Rousseff, chefe da casa civil do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como sua candidata para as eleições presidenciais de 3 de outubro.
Durante convenção do Partido dos Trabalhadores Lula apoiou oficialmente a ministra Dilma de 62 anos como sua candidata na convenção nacional em Brasília, na noite de sábado.
O mais popular presidente do Brasil disse que espera que Dilma possa vencer em 2010 e que ela possa continuar e buscar a reeleição em 2014.

Um breve relato de uma longa hitória.

Dilma Vana Rousseff nascida em Belo Horizonte no dia 14 de Dezembro de 1947, é economista. Nascida em família de classe média alta e educada de modo tradicional, interessou-se pelos ideais socialistas durante a juventude, logo após o golpe militar de 64 . Iniciando na militância, logo passou a integrar organizações que executavam atividades ilícitas, o que a levou para a clandestinidade. É controverso seu grau de participação nas ações das organizações clandestinas que integrou, o Comando de Libertação Nacional (COLINA) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR Palmares), tendo essa última protagonizado um célebre assalto em meados de 69, considerada a ação mais espetacular e rendosa de toda a luta armada. Passou quase três anos presa, entre 1970 e 1972, quando foi submetida à tortura.Reconstruiu sua vida no RS, onde junto com o companheiro por mais de trinta anos, Carlos Araújo, ajudou na fundação do PDT e participou ativamente de diversas campanhas eleitorais. Exerceu o cargo de secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre no governo Collares e mais tarde foi secretária estadual de Minas e Energia, tanto no governo de Alceu Collares como no de Olivio Dutra, no meio do qual se filiou ao PT.Participou da equipe que formulou o plano de governo na área energética na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em 2002, onde se destacou e foi indicada para titular do Ministerio de Minas e Energia. Novamente reconhecida por seus méritos técnicos e gerenciais, foi nomeada ministra-chefe da casa-civil ápos renúncia do então ministro José Dirceu . Conhecida pelo temperamento difícil, passou a estar no centro de várias polêmicas, ao mesmo tempo em que se tornou a candidata preferida de Lula para sucedê-lo. Foi considerada pela revista Época uma dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

1 comentários:

Paulo Ricardo 24 de fevereiro de 2010 às 06:26  

Dilma Presidenta!
Tarso Governador!
Para o bem de todos, precisamos emplacar esta dobradinha..

Postar um comentário

Comunica-te, queremos tua opinião!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO