segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Doença?!?!?


Por Leandro Consoni

Na quarta-feira (12-08), a revista Veja publicou uma entrevista com a psicóloga Rozângela Alves Justino, censurada publicamente pelo Conselho Federal de Psicologia por supostamente “curar” homossexuais da sua orientação sexual. Embora eu considere a Veja uma revista de má qualidade, não pude deixar de ler a reportagem, por ser homossexual e estudante de psicologia. Confesso que a cada linha que eu lia minha revolta aumentava, pela forma como a psicóloga colocava a questão homossexual. Transtorno obsessivo-compulsivo, pedofilia e sadomasoquismo são alguns dos transtornos associados à homossexualidade, segundo Rozângela. Na opinião da psicóloga, o conselho está errado em puní-la, visto que lá existem muitos homossexuais deliberando em causa própria. Pelo meu conhecimento de psicologia e pelas minhas experiências próprias, não acho que seja impossível fazer com que uma pessoa que mantenha relações homossexuais deixe de tê-las, principalmente se considerarmos a pressão social que existe contra os homossexuais. No entanto, acredito que, da mesma forma que uma pessoa possa ser convencida de abandonar seus hábitos homossexuais, partindo para uma “cura”, alguém que mantém relacionamentos heterossexuais também pode descobrir que sua felicidade está em poder assumir sua posição homossexual, como diz a expressão, saindo do armário. O que me deixa aliviado é saber que existem muitas pessoas em defesa da causa LGBT, que não deixarão que uma “profissional” antiética e que presta um desserviço continue com seus absurdos. Alguém que diz ter ouvido num disco do Chico Buarque, da década de 70, um chamamento divino, não pode ser levada à sério!

Continue lendo >>

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Somos a Juventude do PT


Enviado por Marcio Pires

Somos a Juventude do PT
Por Rafael Gustavo de Souza

Somos aqueles indignados com as injustiças e as desigualdades sociais. Somos os que não se calam quando é crime pensar, pois reivindicamos a tradição militante dos que lutaram bravamente contra a ditadura. Somos fruto de um processo de luta popular, que criou laços de solidariedade entre operários, intelectuais, estudantes, homens e mulheres.

Somos pela garantia dos direitos humanos e pela abertura dos arquivos da ditadura, pois temos o direito de conhecer nossa história e enterrar com dignidade nossos nobres lutadores da liberdade. Somos os que pediram as Diretas Já e que clamaram pela Anistia e pelo fim do regime autoritário. Somos fruto de um campo democrático-popular que lutou por conquistas na Constituição de 1988 e saiu às ruas com as “caras pintadas” exigindo o impeachment de Fernando Collor.

Somos os que denunciaram a venda do Brasil feita pela aliança conservadora do PSDB-DEM (antigo PFL) através das privatizações. Somos a favor da Reforma Agrária e pelo fim da violência no campo, ficamos de luto a cada morte de um trabalhador/ a sem terra. Somos contra o neoliberalismo que transforma cidadão em cliente, cidadania em mercado, humanidade em lucro. Somos por uma cultura de paz para por fim no genocídio gerado pela violência urbana. Somos dos movimentos que resistiram com firmeza à década neoliberal de FHC e que luta dia-a-dia para desconstruir esta lógica excludente e transformar nosso país.

Somos os que pintam o poder de preto com orgulho e respeito por negros/as, pela promoção da igualdade racial, contra o racismo e discriminação. Somos pela igualdade entre homens e mulheres, pintamos o poder de lilás, condenamos o machismo e a violência contra a mulher. Somos pela liberdade de amar e do amor, pela respeito à livre orientação sexual e contra a homofobia. Somos contemporâneos dos problemas ambientais e climáticos mais assustadores do nosso planeta, lutamos pela preservação do meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável da humanidade.

Somos aqueles que reivindicam uma urgente Reforma Política que combata a corrupção e os vícios de nosso sistema político, como o clientelismo e as oligarquias. Somos a geração da internet e queremos a democratização dos meios de comunicação para valorizar nossa cultura e expurgar os manipuladores dos grandes meios de comunicação.

Somos os que resistiram ao desmonte da educação neoliberal e que denunciaram o sucateamento das universidades públicas e o crescimento desregulado e irresponsável do ensino privado. Somos o que sonharam e transformaram a esperança em realidade, vencemos o medo e elegemos o primeiro Presidente de origem operária do Brasil. Somos do imenso exército brasileiros/ as que trabalham cotidianamente por um país mais justo e decente....

E não desistimos nunca!

Somos participantes de conquistas históricas do movimento estudantil e de toda juventude, como PROUNI e a ampliação do ensino superior público, o PROJOVEM, as ações afirmativas, entre muitas outras conquistas de governos e movimentos sociais progressistas.

Somos aqueles filhos/as da militância de Che Guevara, Olga Benário, Paulo Freire, Luther king, Marx, Pagu, Florestan Fernandes, Gandhi, Anderson Luiz, Zumbi, Vladimir Herzog, entre muitos outros mártires da luta pela emancipação social.

Somos jovens que dedicam sua vida para construir uma sociedade socialista onde todos e todas tenham oportunidades de desenvolver suas habilidades e conhecimentos. Somos uma juventude de luta, socialista, amplamente democrática e solidária a luta de todos os movimentos sociais. Somos por um PT ousado e socialista sempre enraizado na luta social do projeto democrático-popular.

Somos por outros outubros e construímos nosso maio de 68 agora. Somos o resultado da ação e do sangue dos imprescindíveis que deram sua vida à luta e que vivem em nossos sentimentos e militância. Somos a juventude que tem a responsabilidade histórica de honrar nossa tradição militante, ir às ruas de peito aberto para defender e ampliar a cidadania e continuar transformando o Brasil.

Somos homens e mulheres jovens que lutam e sonham ao lado de Lula e Dilma em 2010.

Viva a Juventude do PT!
A hora é agora! A Juventude vai a Luta!

Rafael Gustavo de Souza é Coordenador de Organização - Direção Estadual da Juventude do PT/SP.

Continue lendo >>

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Absurdo!!!

Por Marco Weisseimer

Sem terra é morto na fazenda Southall. Brigada diz que foi “mal súbito”. De chumbo, segundo hospitalAug 21st, 2009 by Marco Aurélio Weissheimer. 2 comments
O trabalhador rural Elton Brum da Silva foi morto na manhã de hoje (21) em São Gabriel, informa a assessoria de comunicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Segundo o MST, Elton da Silva foi levado por policiais da Brigada Militar que faziam o despejo da Fazenda Southall para a Santa Casa do município. Os funcionários do hospital se negam a dar informações e dizem que devem ser obtidas com a polícia, que também está omitindo o fato. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lamenta com pesar o ocorrido e responsabiliza os governos e a Justiça. “Afinal, é de conhecimento público a truculência usada pela Brigada Militar nas ações de despejo. Mesmo assim, os poderes públicos optam por tratar as questões sociais, como a reforma agrária, como caso de polícia”.

A primeira explicação da Brigada Militar, publicada em ZH Online, disse que Elton morreu de “mal súbito”.

Minutos depois, o hospital de São Gabriel confirmou que o “mal súbito” foi de chumbo: um tiro no tórax.

Continue lendo >>

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Formação Política com documentário de Milton Santos na JPT


Neste último domingo, a JPT Gravataí assistiu ao documentário de Silvio Tendler sobre Milton Santos, um pensador brasileiro que ajudou a mudar o rumo da Globalização capitalista no Brasil e no mundo.

Milton Santos repensou a "nova ordem mundial", a partir de uma reestruturação da geopolítica mundial, onde a crescente globalização capitalista pedia também por debater novas soluções aos que hoje ainda passam fome e são vítimas do crescimento econômico global.

O documentário sobre Milton Santos abre diversas portas ao debate da conjuntura tanto mundial quando brasileira, e rendeu grandes discussões ao grupo da JPT que o assitiu.

Para socialização deste conhecimento tão bem formulado pelo diretor Silvio Tendler, a JPT disponibiliza o dvd para empréstimo de quem o quiser. Basta deixar algum recado para nós aqui nos comentários.

Vale a pena conferir.

Vale a pena se indignar com ele também.

Continue lendo >>

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

JPT Gravataí no Ato Fora Yeda desta sexta-feira



Por Pedro Thomé
Tivemos nesta última sexta-feira uma das maiores manifestações contra a política do governo estadual das últimas décadas. Cerca de 5 mil pessoas protestaram contra o governo mais cruel e inútil vivido no RS. Gritos de Fora Yeda, Impeachment Já, Hei Yeda Pede Pra Sair, ecoaram nos prédios da Borges de Medeiros e estremeceram as janelas e portas do Palácio Piratini.

Com certeza a dona Yeda caso estivesse no seu gabinete, perceberia certamente o desserviço que presta à população gaúcha.

O sucesso do ato mostrou a importância dos movimentos sociais, e de que a teoria de Paulo Freire se concretiza a cada protesto. Precisamos de mais MST´s, mais CPERS´s, mais CUT´s, mais movimentos políticos para que possamos dar continuidade a nossa missão utópica de mudar o mundo.

Não poderia deixar passar à toa a tentativa de "contraprotesto", de cerca de 60 pessoas com cartazes de apoio a "sra Cruzes". Quando as vi até senti pena, pois dava para ver que era uma militância paga, que não sabiam nem o por quê de estarem ali naquele momento.

Por fim, convido tod@s quem buscam uma sociedade igualitária sem injustiças, a participar destes e de outros atos sociais, onde quem os protagonizam são o povo, os trabalhadores, os excluídos, os oprimidos, os contra este desgoverno sem compromisso social, onde o norte de suas políticas terminam sempre nos cofres das grandes empresas e que hoje são os réus da justiça.

Fotos retiradas do sítio PT SUL

Continue lendo >>

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Homossexualidade em debate:


Por Leandro Consoni, militante lgbt
Navegando entre sites polêmicos, coisa que faço com freqüência, me deparei com uma notícia que acusa o senador Romeu Tuma (PTB-SP) de homofobia. Durante uma audiência pública na CPI da Pedofilia o cara resolveu perguntar se o médico Wagner Rodrigo Brida, investigado por abuso de crianças, é homossexual. Pergunto: Qual a relação existente entre a orientação sexual do cara e o fato dele supostamente ser um pedófilo? Nenhuma, é óbvio. É esse tipo de opinião que reforça o preconceito. Pensar que a pedofilia, que é crime, pode estar relacionada com a homossexualidade é um absurdo. Se o senador não sabe existem pesquisas que confirmam que a maioria dos pedófilos são heterossexuais. Portanto, não existe motivo nenhum para perguntar para uma pessoa suspeita de pedofilia se ela gosta de meninos ou meninas. É por isso que temos que lutar contra qualquer tipo de preconceito. Precisamos mostrar que não somos criminosos e que os direitos devem ser iguais, não importando com quem dividimos a nossa escova de dente.

Na imagem, Romeu Tuma

Continue lendo >>

Grande ATO FORA YEDA AMANHÃ, DIA 14 ÀS 11H

Todo mundo lá.

DOMINGO, FORMAÇÃO POLÍTICA DA JPT GRAVATAÍ A PARTIR DAS 14H, NA SEDE DO PARTIDO.

Continue lendo >>

terça-feira, 11 de agosto de 2009

11 de agosto - Dia dos Estudantes


Hoje foi instituído Dia dos Estudantes, e gostaríamos de externalizar aqui nossa luta na JPT em favor de um ensino de qualidade.
Aproveitando o gancho da situação caótica em que o estado esta submetido, é bom lembrar das escolas de latão da Governadora Yeda, e das Escolas Itinerantes que foram fechadas no RS. Um verdadeiro desrespeito aos estudantes e aos educadores populares que faziam um belo trabalho nos assentamentos do MST.
Além de tudo isso, acho que os estudantes de um modo geral, merecem respeito. A enturmação do Ensino Médio da Governadora, por exemplo, é o cúmulo do absurdo que já inventaram para superlotar turmas e tornar o trabalho pedagógico num fazer quase impossível.
Lembramos aqui também, da luta de milhares de estudantes perseguidos e mortos durante a ditadura militar, além dos que até hoje trazem consigo uma história de luta e resistência ao projeto neoliberal de caças à bruxas dos governos militares.
Hoje sem governo militar, milhares de jovens continuam na peleia por entender que merecemos justiça e dignidade social, principalmente nos espaços em que a ideologia capitalista vigente atua de forma sutil e sorrateira.
Os estudantes não merecem um dia apenas, mas todos os dias, pois a educação é sem dúvida, o melhor caminho. Não podemos deixar de fazer referência também, à todos aqueles jovens que não são estudantes, pois de alguma forma ficaram de fora do processo educativo, seja por falta de condições de se manter, seja por ser mais uma vítima dos engodos pedagógicos que evadem milhares de crianças e jovens do sistema de ensino.

Continue lendo >>

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Consolidação do Fórum de Gestores de Juventude


Por Ingrid Wink - Secretária de Juventude do PT de Gravataí

No dia 6 de agosto foi realizada na sede da FAMURS, uma atividade em continuidade com o Forum de Gestores de Juventude, onde aprovou-se o seu Regimento e esse novo espaço foi criado.
Estavam presentes de Gravataí, 4 jovens que puderam acompanhar os trabalhos desta última quinta-feira.
Na plateia, diversos jovens representantes principalmente do poder executivo, ainda que houvessem mais instâncias presentes. O que não pude deixar de registrar, foi a observação que fiz acerca de diferenciados projetos de sociedade. Começando pelo mais chamativo: o incentivo às políticas públicas de juventude continua na mesma quando o assunto é gênero. Com muito esforço, acredito que a plateia feminina beirava os 25% da totalidade. O mais interessante, é que a diferença nos projetos políticos são enormes. Visualmente, a maioria das mulheres que estavam lá eram de partidos de esquerda. Os jovens de direita estavam bem representados nas figuras masculinas. Além disso, nao poderia deixar de fazer um comentário sobre um ato simbólico na rotina do jovem de direita: um dos mediadores desse dia, em pleno microfone, mesmo com a Deputada Manoela D´ávila no palco, fez questão de fazer referências à duas meninas que tiveram que ir até a frente do palco. No bom português, as meninas receberam sutis "cantadas" e uma delas foi convidada a ficar ali, ajudando o mediador como sua "assistente de palco"...
Isso não é o mais importante desse encontro, mas precisa ser dito, pelo simples fato do simbolismo que carrega consigo. A juventude é nossa bandeira sim, mas qual juventude? A juventude dos "DEM" ou a juventude do "PSDB" não passam de reles manutenção às mais preconceituosas formas de vida social. Isso que não estou nem me referindo ao projeto maior de sociedade, que envolvem grandes proteções a mega empresários e coisas desse tipo.
E por falar em projetos de sociedade, foi nos apresentado um power point interessantíssimo da Secretaria Estadual de Educação. Quem estava lá, viu. Era muito legal. A SEC tem belíssimos projetos em parcerias com grandes empresas, além de incentivar jovens ao ofício de parlamentar e embaixador. Projetos que de fato dialogam muito com a juventude de periferia como a de Gravataí, por exemplo... Nossa, contando ninguém acredita... mas foi a coisa mais trágica que já vi. Nessas horas é que se percebe bem de que lado se esta. O lado dos trabalhadores e dos empresários fica muito evidente num evento tipo este.
Luta de classes à parte, o Forum termina com resultados positivos. A Deputada Manoela D´avila fez uma boa explanação sobre juventude, e a aprovação do regimento encerra com uma companheira de São Leopoldo junto ao campo de direção do nascente Forum.
Para encerrar, faço questão de registrar o que mais uma vez me enche de esperança de continuar lutando... a certeza de estar do lado certo da disputa.

Continue lendo >>

sábado, 8 de agosto de 2009

Da Campanha Estadual "Fora Yeda", nasce em Gravataí, o:

Continue lendo >>

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A casa caiu! A enrolação da desgovernadora precisa de desfecho urgente!!


A casa da Dona Yeda caiu, não há mais o que ser dito, não há mais o que apresentar, não tem mais desculpa esfarrapada nem deputado no alto do muro, o negócio agora perdeu as rédeas de vez. É a corrupção de gente da pior das espécies, atingindo a carga máxima da safadeza...


Por Marco Weissheimer do Blog RS URGENTE
Quando, em 5 de março deste ano, este blog apresentou uma catastrófica previsão do tempo na política gaúcha, é porque já naquele momento estava formada a convicção de que a máfia que roubara 44 milhões do Detran, havia deixado rastros muito salientes pelo caminho.

Precisamente às 15h52min de hoje, 5 de agosto, o procurador federal Fredi Wagner se encarregou de comprovar aquela previsão: Yeda Rorato Crusius foi formalmente acusada de ter participado do roubo do Detran. Por razões de sigilo jurídico, o procurador não disse se Yeda operou a fraude, se ela intermediou a fraude, ou se ela ficou com dinheiro da fraude. Mas uma, ou duas, ou três dessas coisas, isso ela fez, afirmou o procurador que, por isso, pediu à Justiça que decrete o afastamento da governadora do cargo.

Nunca, antes, na história política do Rio Grande do Sul, houve qualquer coisa parecida. É a maior crise institucional de que se tem notícia no Estado. E não só porque a governadora é ré de uma ação de improbidade. Mas, também, porque seu marido, Carlos Crusius, é acusado da mesma coisa. E não só ele. Ainda o ex-Secretário Geral de Governo de Yeda, Delson Martini. E o ex-Chefe da Casa Civil de Yeda e ex-presidente do PMDB de Porto Alegre, deputado Luiz Fernando Zachia. E dois ex-presidentes da Assembleia Legislativa, deputados do PP, José Otávio Germano e Frederido Antunes, todos da base aliada da governadora. Como se não bastasse, também o ex-tesoureiro de campanha de Yeda, Rubens Bordini que hoje ocupa a vice-presidência do Banrisul no governo dela e a assessora mais próxima da governadora, seu braço-direito, Walna Vilarins Meneses foram formalmente acusados.

Toda esta gente está acusada oficialmente de ter mandado às favas a integridade, a honestidade, a honradez, a retidão e a justiça. Sim, ser probo é ser isto: íntegro, honesto, reto e justo. E a acusação que pesa sobre eles é de Improbidade. O tempo, definitivamente, fechou. E aqueles gaúchos que, por ventura, se sentirem envergonhados por tudo o que está acontecendo, que lembrem das palavras do procurador Ivan Marx ditas hoje ao justificar a ação do Ministério Público: “O povo tem direito à verdade. E que a impressão não seja de desamparo, mas de um Estado melhor”. (Maneco)

Continue lendo >>

terça-feira, 4 de agosto de 2009

A cidade amanheceu mais bonita...




A juventude de Gravataí foi às ruas na noite fria de 02 de agosto, neste último Domingo, para mostrar a população de Gravataí, nosso descontentamento com este desgoverno estadual. Foram colados cartazes de "Fora Yeda" e CPI já, nos tapumes de construções onde não haviam restrições para o feito, e pudemos perceber o apoio de diversas pessoas que passavam pelos locais.

Continue lendo >>

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO